quinta-feira, 16 de abril de 2020

Aldo Bastos, ator, diretor e poeta


Aldo Bastos (Esmeraldo Bastos Borges) nasceu em Itabuna, a 23 de janeiro de 1950. É ator, diretor de teatro e poeta. No campo do teatro, adaptou vários textos infantis como "O Rei Leão", "Rob Hood", "Gasparzinho, o fantasma camarada", "Pokemon". Encenou também textos infantis de sua própria autoria como "O Palhaço e a Bailarina", "Chapeuzinho Cor-de-Rosa", "Eleição na Floresta", "A Floresta Encantada" e montou, produziu e dirigiu várias peças para adultos como "A Navalha na Carne","Greta Garbo", "Velório à Brasileira", entre outras, sempre com grande sucesso de público.

Logo cedo começou a fazer teatro, participando ativamente dos movimentos cênicos em Itabuna na época de TEI (Teatro Estudantil Itabunense) e do Teatrinho ABC. Na década de 70 foi para o Rio de Janeiro, onde trabalhou como ator, chegando a realizar pequenos papéis em novelas como "Fogo sobre Terra" e "O Semideus"; ainda no Rio, foi roteirista de fotonovelas para as revistas "Sétimo Céu" e "Amiga". Em 1980, retorna a Itabuna e funda o Grupo Teatral Itabunense, montando sua primeira peça, na categoria infantil, com texto de Maria Clara Machado, "Pluft, o fantasminha". O Grupo de Aldo Bastos existe até hoje, sob a sua direção, realizando um significativo trabalho no campo teatral em Itabuna, principalmente do teatro infantil a exemplo do Projeto Teatro-Escola, que o mesmo realiza em parceria com várias escolas de particulares e pública do município.

Em 1985, publicou um livro de poesia com o título "Itinerário", prefaciado pelo poeta Telmo Padilha. Em 1992 foi presidente do "Clube do Poeta de Itabuna". Durante 8 anos foi gestor do Centro de Cultura Adonias Filho. Mantém um canal no Youtube, chamado Planeta Poesia.

PERCURSO 
Vai
Supera a dor
E vai...
Não fraquejas
Diante das vilanias
Vai por caminhos
Que te sejam
Mais amenos
Ou se for preciso for
Navegas em ti, tuas dúvidas
Atravessas as águas
Turvas do teu oceano
Vai
As margens de um rio
Nunca se encontram
Mas se olham sempre.





Nenhum comentário: